quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Batuque - Festa de São Benedito em Tietê - SP


Retirado do




Todo ultimo fim de semana de Setembro, a cidade de Tietê no Oeste Paulista festeja São Benedito e no sábado da meia noite até o amanhecer do domingo, uma tradição dos escravos chamada Batuque, é realizado no barracão de uma igreja no bairro de Santa Cruz, suburbio da cidade.


Juntam-se os Batuqueiros, como se chamam quem canta, toca ou dança o Batuque, de três cidades diferentes: Tietê, Piracicaba e Capivari.


Até os anos 50 existiam grupos de Batuque até na capital São Paulo, era uma manifestação típica do Oeste paulista, porém esse é o último grupo que existe e hoje vivem um momento onde os jovens estão se interessando pelo Batuque, criando a possibilidade de continuação, pois por algum tempo o grupo era formado por senhores e senhoras acima de 60 anos. Desde 2000 o selo mundo melhor visita essa festa e a partir de 2003 registra todo ano.


O Batuque é um irmão do Jongo, porém os instrumentos são diferentes desses e a dança não é em roda como no Jongo, mas em pares, sendo a fileira de homens de frente para a fileira de mulheres, que se aproximam e girando dão a Umbigada, as pessoas falam também Batuque de Umbigada, e assim se aproximam do Tambor de Crioula e Samba de Aboio de Sergipe aonde acontece essa aproximação entre os dançantes e que também são tradições dos escravos e serão aqui tratados, pois também já foram registrados pelo Mundo Melhor.


Porém a temática das músicas é diferente, temos as demandas ou desafios típicos no Jongo, mas também temos a música de amor, pois foi nessa mesma região que surgiu a Música Caipira de Raiz, vamos ouvir o Batuque com duas vozes e a crônica da vida cotidiana, como o problema do racismo, a disputa entre o homem e da mulher, os tempos modernos, com e m A turma da Discoteque e vários outros.


No Batuque são todos grandes instrumentistas e cantores, como Seu Romário, Seu Herculano, Seu Dado e vários outros, porém não podemos deixar de destacar Dona Anecide, que é a Rainha do Batuque, pois além de ter uma voz maravilhosa, compõe e improvisa de forma estupenda, esperamos que um dia essa artista genial possa ter seu valor reconhecido.