terça-feira, 17 de junho de 2008

O Samba na Academia - Roda de Samba: Espaço de Memória, Educação Não-Formal e Sociabilidade



Possuo dois objetivos com este texto: (1) apresentar os pontos que mais me chamaram a atenção em relação ao trabalho de dissertação de mestrado de Eduardo Conegundes de Souza e (2) contextualizar o Bloco Amigos da Vila Mariana em um ambiente mais amplo, aproveitando a pesquisa do autor relacionada aos núcleos G.R.T.P. Morro das Pedras e Projeto Nosso Samba. E, transcende minha obrigação parabenizar Eduardo Conegundes de Souza, do Projeto Cupinzeiro, Campinas, pelo excelente e inspirador trabalho, colocado à disposição para consulta e para a história do samba e do país a partir de 2007. Acima de tudo, trata-se de uma leitura agradável, que remonta a história do samba, sua relação com a indústria fonográfica e o surgimento e atuação de núcleos culturais como forma de resistência à inibição gerada por estas à espontaneidade do samba como forma de manifestação cultural.

Fernando Pereira

(1) Pontos interessantes do trabalho
A dissertação, conforme o próprio autor, “tem como foco dois núcleos culturais do Estado de São Paulo que se valem da prática da roda de samba como elemento agregador e mediador das relações de sociabilidade” (SOUZA, 2007: p.4). São estes: G.R.T.P Morro das Pedras e Projeto Nosso Samba. Os objetivos são os de compreender a prática desses grupos e a relação destes com os meios de produção e reprodução da cultura. Foca o samba não como gênero musical, mas sim como forma de manifestação cultural, “que envolve o encontro comunitário marcado pelos diversos elementos que compõem o ambiente da roda de samba (tocar, cantar, dançar, comer, beber)” (p. 11). Objetivos cumpridos com muita competência.
O autor faz uma contextualização histórica e sociológica do samba. Em relação à São Paulo, cita o nascimento do samba rural e sua passagem para o urbano, com inter-relações com as culturas africanas. Considerei alguns trechos importantes, dentre muitas informações valiosas apresentadas pelo pesquisador. Dentre eles, destacam-se:

(a) Quanto à origem do termo samba: “A umbigada está etimologicamente relacionada à formação e emprego do termo samba que teria sido originário das línguas e dialetos africanos. O termo seria derivado de semba que no quimbundo significa umbigada, sendo que samba seria uma corruptela formada no Brasil. (...) A primeira menção impressa da palavra samba aparece numa revista ou jornal satírico de Pernambuco O Carapuceiro em edição de 03 de fevereiro de 1838. A contraposição entre o rural e o urbano parece ter grande relevância para o desenvolvimento da trajetória do samba em São Paulo” (SOUZA, Op. cit: 42-43).

(b) Quanto à origem do refrão: Outro ponto interessante é em relação ao surgimento do refrão, que é explicado dentro do contexto da umbigada, quando se faziam versos em torno de um ponto (refrão). Este ponto foi explicado como uma linguagem cifrada, o que serviria como estratégia dos escravos para não serem entendidos pelos brancos dominadores. (p. 63).

(c) Quanto à relação do samba com a industria fonográfica: aponta três marcos importantes dentro do desenvolvimento do samba enquanto musica gravada: (i) o samba tipo amaxixado (ii) o samba da Estácio de Sá, que é o do morro, o samba moderno (ver também sobre isso FENERICK, no site do bloco). (iii) pagodes, com foco no Cacique de Ramos. A grande questão colocada por SOUZA em relação à indústria fonográfica é a de que a partir do momento em que esta foi criada, passou-se a não haver mais a música produzida de maneira espontânea, sendo intermediada pelos meios de comunicação. Critica a apropriação do real termo pagode pela industria fonográfica dos anos 80, com os pagodes do Cacique de Ramos, que usavam instrumentos diferentes da linhagem tradicional. A partir daí, e com a impregnação de diversos grupos como Raça Negra, Só Preto Sem Preconceito, Negritude Jr. O pagode “deixa de ser um modo de expressão vindo do povo oprimido, para ser um veículo de difusão de uma lógica das classes dominantes e do capitalismo”. (p. 83).

(d) Quanto à controvérsia sobre o primeiro samba gravado: Antes de Pelo Telefone (Donga/Mauro de Almeida, 1917) teriam sido gravados Em Casa de Baiana (1911, instrumental, gravado para a casa Faulhaber, FAVORITE RECORD, 1452216) e A Viola está Magoada (1914, Baiano, Julia e o grupo da Casa Edson, ODEON – 120.444).

(2) Contextualização do Bloco Amigos da Vila Mariana

Em relação à análise dos grupos em questão, achei interessante realizar uma comparação de alguns pontos levantados por Eduardo com a atual situação do Bloco Amigos da Vila Mariana. Esta comparação está refletida no quadro abaixo. É importante deixar claro que a comparação não é no sentido de denegrir ou enaltecer quaisquer das agremiações, porém situar, principalmente o Bloco, que é algo com o qual convivemos diariamente, dentro de um contexto maior, para aprendizado e reflexões. Souza observou três tipos de liderança nesses grupos: (i) voltada para a organização; (ii) atuante na roda; (iii) comunicação entre o grupo e a comunidade mais ampla. (p. 20). O mais forte ponto em comum entre o G.R.T.P. Morro das Pedras e o Projeto Nosso Samba pareceu ser o objetivo de atuar como grupo de resistência contra a mídia na forma como é hoje, inibidora de movimentos espontâneos do samba.

Também nestes dois grupos, SOUZA demonstrou que os mesmos criam e compõem um espaço de memória, educação não-formal e sociabilidade. Por memória, leia-se “aquela memória que não encontrou nos meios oficiais suportes para que pudesse estar disponível ao grande público, por isso, trabalham com informações adquiridas no contato pessoal com os antigos sambistas e na busca de registros que não tiveram grande circulação. Assim, contribuem para a formação de uma memória do samba que passa a ser construída de forma compartilhada e que diz respeito À experiência de vida e a trajetória cultural das classes sociais que tiveram ao longo do tempo sua memória subjugada”. (p. 149). A definição de educação não-formal que pude extrair do texto é: “aquela que abrange todas as possibilidades educativas no decurso da vida do indivíduo, construindo um processo permanente e não organizado (no sentido da escola formal). (...) Diverge ainda da educação formal no sentido de não fixação de tempos e locais e a flexibilidade na adaptação dos conteúdos de aprendizagem a cada grupo concreto (...) a justificação do campo da educação não escolar não pode ser construída contra a escola, nem servir a quaisquer estratégias de destruição dos sistemas públicos de ensino”. (AFONSO, A.J. 1992: 31 e 86 apud SOUZA, Op. cit: 29 e 31). Quanto à sociabilidade, é a interação propiciada pelas rodas, os encontros de amigos, familiares, a sensação de participação dentro de uma grande família, alegre, festiva, e fruto da manifestação samba.

Vejo que se fosse feita a fusão dos dois perfis de projetos da Vila Mariana (Roda do No Quintal e Roda do Ana Rosa), haveriam praticamente todos os pontos em comum. Porém, o que realmente falta para a Vila Mariana é a existência de um maior número de pessoas com um conhecimento mais amplo do samba, para a melhoria do aprendizado do samba. Isso poderia se dar de duas formas: (i) através da extensão da roda para mais sambistas com bagagem de repertório e conhecimento de sambas maiores e/ou; (ii) pesquisa (maciça e incansável) fonográfica, de letras ee história do samba por parte de todos os integrantes do Amigos da Vila Mariana. Porém, devo dizer que da minha parte, ao menos, muito aprendi e sei que ainda muito terei a aprender.

Quadro: Contextualização Bloco amigos da Vila Mariana / Morro das Pedras / Projeto Nosso Samba
Item MP NS VM (Q) VM (AR)
Ano de fundação Abr. 2001 Nov. 98 Jan.02 Jan.02
Origem São Mateus Osasco Vila Mariana Vila Mariana
Objetivo bem definido Sim Sim Sim Sim
Projeto comunitário Sim Sim Não Pode vir a ser
Cobrança de ingresso Não Não Sim Não
Problemas com espaço físico Sim Sim Não Sim
Canta só o que gosta, e não pra agradar Sim Sim Talvez Sim
Homenagem a sambistas bimestral Não mensal Não
Acredita que a midia atual inibe a espontaneidade do samba? Sim Sim Sim Sim
Média de pessoas participando da roda 27 20 8 20
Há pastoras? Não Sim, (7) Não Não
Idade média das pessoas da roda entre 18 e 45 Não definido entre 18 e 28 entre 18 e 45
Instrumentação tradicional tradicional tradicional tradicional
Acústico ou amplificado Acustico Acustico Amplificado Acustico
Formação de uma roda Sim Sim Não Sim
Foca a composição de seus integrantes de maneira sistemática? Não Sim recomeçando Não
Ambiente de memória Sim Sim Sim Sim
Ambiente de educação não-formal Sim Sim Sim Sim
Ambiente de sociabilidade Sim Sim Sim Sim
Materiais impressos são afixados no ambiente Sim Sim Não Não
Presença de familiares Sim Sim Sim Não
Manifestação mais coletiva ou individual Coletiva Coletiva Individual Coletiva
Há uma periodicidade? Sim Sim Sim Não
Foco no conhecimento do samba paulista ou carioca? Carioca Paulista Carioca Carioca

___________________
MP: Morro das Pedras
NS: Projeto Nosso Samba
VM (Q) Vila Mariana (No Quintal Bar)
VM (AR): Vila Mariana (Largo Ana Rosa)

Roda de Samba: Espaço de Memória, Educação Não-Formal e Sociabilidade
SOUZA, Eduardo Conegundes de. Roda de Samba: Espaço da memória, Educação Não-formal e Sociabilidade – Campinas, SP: [s/n], 2007. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.